10/02/2008

Julgamento: Amanhã, 24 arguidos no banco dos réus. Apito começa sem punições desportivas.

Vai ser interessante seguir este julgamento !
 
"Na Liga, onde o processo já foi apelidado de 'Apito Final', ainda não há sanções para os comportamentos dos dirigentes, enquanto na Justiça apenas o caso de Gondomar chega a julgamento.
As consequências são uma incógnita. Hermínio Loureiro já prometeu resultados até ao final da época, indiciando que não aguardará pelas conclusões dos tribunais. O que fará com que os casos onde seja provada, na Justiça, a corrupção desportiva não possam depois ser sancionados, disciplinarmente, com imediata descida de divisão do clube e a suspensão dos autores do crime. Isto se a Liga não o tiver decidido anteriormente.
Na última entrevista dada publicamente, o actual presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, Ricardo Costa, alinhou no mesmo tom de Hermínio Loureiro, prometendo resultados até ao final da presente temporada. Embora mantendo o sigilo em relação a qualquer processo em concreto, Ricardo Costa afirmou a sua entrega ao caso, sublinhando mesmo que a a credibilidade do futebol está dependente da capacidade do mesmo resolver os seus próprios problemas.
O fantasma da prescrição também existe. Alguns dirigentes garantem que os processos só foram abertos após três anos da prática dos factos, o que impossibilita a aplicação de qualquer sanção.
E mesmo que essas existam, os processos disciplinares são sempre passíveis de recurso. Aí, o caso seguirá para a Federação, sendo decidido por um órgão presidido por um vereador sem pelouro da Câmara de Gondomar.
A renúncia do juiz conselheiro Herculano Lima provocou a imediata ascensão ao cargo de António Gonçalves Pereira, vereador sem pelouro na autarquia e eleito nas listas do PSD.
Refira-se, ainda, que quase todos os dirigentes dos grandes clubes estão a ser alvo de inquéritos. Nos casos que originaram acusação e também nas situações que foram alvo de arquivamento. O mesmo se passa com a maioria dos árbitros que ainda apita na 1.ª categoria, cujas conversas interceptadas pela PJ revelam um vasto leque de cumplicidades.
 
PROCESSOS NA GAVETA
 
Quando rebentou o 'Apito Dourado', à frente do órgão da Liga que tutelava a disciplina desportiva estava Gomes da Silva, juiz desembargador. O magistrado também tinha sido apanhado nas escutas e até à sua saída, durante o caso Mateus, os processos do 'Apito Dourado' não avançaram. Foi depois Pedro Mourão, outro juiz que era vice-presidente do órgão, quem abriu os inquéritos para tentar evitar a prescrição. Acabou por sair pouco tempo depois e os casos estão agora com Ricardo Costa, jurista e presidente da Comissão Disciplinar.
 
EXEMPLO ITALIANO
 
Já o 'Apito Dourado' fazia há mais de dois anos capas de jornais quando rebentou em Itália o 'Calciocaos'. As consequências desportivas foram imediatas, apesar dos recursos dos clubes as terem atenuado. A Juventus, campeã italiana, não viu o título ser promulgado, foi despromovida para a Série B e punida com a perda de 9 pontos. Fiorentina, Milan e Lazio de Roma mantiveram-se na Série A, mas começaram com menos 3, 8 e 15 pontos, respectivamente.
 
ATÉ AO FINAL DA ÉPOCA
 
Hermínio Loureiro garantiu que até ao final da época haverá punições desportivas. Os processos foram designados de 'Apito Final' e podem resultar em descidas de divisão.
 
ARQUIVADOS FORAM A LIGA
 
O Ministério Público enviou certidões de processos arquivados para a Liga de Clubes., porque pode haver responsabilidade disciplinar.
 
SPORTING É O GRANDE AUSENTE DO CASO
 
O Sporting de Dias da Cunha, o dirigente que não se cansava de falar do "sistema" que não permitia ao clube de Alvalade alcançar melhores resultados desportivos, é o grande ausente do 'Apito Dourado'. Nem directa nem indirectamente, de forma clara ou meias palavras, foram detectados pedidos dos dirigentes verdes-e-brancos.
Ao contrário, Luís Filipe Vieira aparece numa escuta com Valentim a propósito da nomeação de um árbitro para um jogo da Taça, enquanto um conhecido advogado com ligações ao encarnados aparecia frequentemente a intermediar pedidos para o Benfica.
 
"FOI UM FANTASMA QUE FICOU"
 
Chegou ao Gondomar em 2005/06, já o processo tinha rebentado. Nicolau Vaqueiro é treinador da equipa da capital da ourivesaria há três épocas e do passado "dourado" apenas conhece aquilo que herdou.
"O 'Apito' foi como um fantasma que ficou por cá. Nas duas primeiras temporadas em que treinei o Gondomar, fomos constantemente prejudicados. Basta ver que em 2005/06, tivemos o melhor ataque, sem um pénalti a nosso favor", sublinhou o técnico.
Ainda assim, a turma gondomarense conseguiu ficar sempre na parte superior da tabela da Liga de Honra. Argumento para Vaqueiro afirmar a sua revolta: "Com árbitros isentos, poderíamos ter ido mais longe. Significava chegar ao primeiro escalão."
Mas se o Gondomar está na Liga de Honra, já os Dragões Sandinenses, rivais que ficaram para trás no ano do 'Apito', não podem dizer o mesmo.
O clube de Sandim, Gaia, está na série C da III Divisão, com zero pontos, enquanto pede uma indemnização milionária. Querem três milhões dos 24 arguidos por danos sofridos.
 
CLUBES SOFREM CONSEQUÊNCIAS
 
O julgamento do 'Apito Dourado' tem início apenas amanhã, mas qualquer que seja o resultado final a sair do Tribunal de Gondomar, uma coisa é certa: já há derrotados do processo, para quem o caso teve uma factura demasiado pesada.
Para o Boavista, por exemplo, que atravessa uma grave crise financeira, após o glorioso início de século que incluiu um campeonato e excelentes participações nas provas europeias. Depois do Euro'2004 e do desencadear do 'Apito', a família Loureiro perdeu força, o clube começou-se a afundar e hoje o Bessa é um mar de dívidas, espelhado no caso de Ali, jogador marroquino que actuou de xadrez na época 2003/04.
O médio reclama uma dívida de 245 mil euros e ameaça mesmo avançar com o pedido de insolvência da SAD boavisteira, caso esta, agora sob a liderança de Joaquim Teixeira, não lhe cubra a quantia.
Outro dos derrotados é a União de Leiria, ainda comandada por João Bartolomeu, o homem que preferia "controlar" os árbitros-auxiliares. A União teve o seu apogeu em 2002/03, quando chegou à final da Taça de Portugal, perdendo com o Porto. Hoje, é última classificada da Liga, com oito pontos. Muitos apontam ser o início do fim do clube do Lis.
 
BOAVISTA ACUSADO
O único caso envolvendo o Boavista que passou o crivo da acusação tem debate instrutório depois de amanhã.
 
CRONOLOGIA
 
20 DE ABRIL 2004
É desencadeada a operação 'Apito Dourado', com a detenção de 16 dirigentes e árbitros de futebol. Entre os detidos conta-se o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e líder da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro.
 
2 DE DEZEMBRO 2004
O árbitro Jacinto Paixão é detido pelo alegado esquema com prostitutas após o FC Porto - E. Amadora. Detidos são ainda os árbitros Augusto Duarte, José Chilrito e Manuel Quadrado, bem como o empresário António Araújo. Pinto da Costa não está em casa e não é detido.
 
25 DE JANEIRO 2005
O vereador do PS de Gondomar, Ricardo Bexiga, é violentamente agredido por encapuzados. Dois dias depois apresenta queixa na PJ contra desconhecidos.
 
31 DE JANEIRO 2006
O MP acusa 27 arguidos no processo de Gondomar, incluindo Valentim, José Oliveira e Pinto de Sousa, extraindo 81 certidões que são remetidas a várias comarcas.
 
11 DE FEVEREIRO 2008
Está marcado o primeiro julgamento do 'Apito Dourado'. São 24 arguidos (três não foram pronunciados) que amanhã começam a ser julgados.
 
NOTAS
 
FAMALICÃO PENALIZADO NO CASO CONHECIDO COMO VEIGA
 
O Famalicão foi despromovido devido a um processo que envolveu o Macedo de Cavaleiros e um pagamento de 500 contos.
 
LEÇA DESCEU DE DIVISÃO POR PAGAR 500 CONTOS A GUÍMARO
 
Em meados dos anos 90, o Leça desceu para a II Divisão, depois de ter sido provado que o clube deu dinheiro ao árbitro José Guímaro.
 
FRANCISCO SILVA APANHADO EM ARMADILHA DE ADVOGADO
 
Lourenço Pinto, presidente dos árbitros da Federação, surpreendeu o árbitro Francisco Silva a receber dinheiro do Penafiel.
 
DIRIGENTES DO LAMEGO FORAM DETIDOS COM ÁRBITROS
Dois árbitros da Associação de Futebol de Viseu e dois dirigentes do Lamego foram detidos por suspeita de corrupção desportiva. 
Tânia Laranjo / Sérgio Pereira Cardoso no Correio da Manhã"

Sem comentários: