16/06/2008

Bush pede à Grã-Bretanha que só saia do Iraque após progressos

Reuters
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu que o premiê britânico, Gordon Brown, só retire suas tropas do Iraque com base nas condições no terreno e não em um cronograma arbitrário, segundo uma entrevista de Bush publicada neste domingo.
Bush fez esse comentário antes de iniciar uma visita à Grã-Bretanha, a última parada de sua viagem de despedida da Europa, já que seu mandato termina em janeiro.
Durante o giro europeu, Bush obteve apoio para o aumento da pressão sobre o Irã por causa de seu programa nuclear, mas ainda se deparou com preocupações sobre a guerra do Iraque.
O presidente norte-americano disse em uma entrevista ao jornal britânico Observer que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha --principal aliado de Washington no Iraque-- querem ambos obviamente trazer suas tropas de volta para casa, mas isso só poderia ser feito "com base no sucesso".
"Nossa resposta é: não deveria haver nenhum cronograma definitivo," disse Bush, acrescentando se sentir "grato" por Brown estar em frequente contato para saber o "que ele (Bush) e seus militares estão pensando".
O jornal descreveu Bush como enviando uma advertência a Brown, mas a Casa Branca negou que esse tenha sido o tom, dizendo não haver desentendimentos entre os EUA e a Grã-Bretanha sobre o Iraque.
Posteriormente, a Casa Branca divulgou uma transcrição da entrevista como esclarecimento e afirmou que o Irã provavelmente será um tema de mais destaque nas conversações.
"Não há brechas entre os EUA e o Reino Unido sobre a estratégia no Iraque", disse a repórteres o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe.
"Nenhum de nós está buscando cronogramas arbitrários, as tropas vão retornar com base nas condições no terreno e vão retornar como resultado do sucesso."
Somente cerca de 4.200 soldados britânicos permanecem no Iraque, a maioria deles estacionada em uma base no sul do país. A Grã-Bretanha indicou que poderia retirá-los por volta do fim deste ano, mas com a situação ainda instável no terreno, isso parece impraticável.

Sem comentários: