06/06/2008

Golpada da UEFA - JUIZ ITALIANO CONTRARIOU ALUSÕES DA DEFESA PORTISTA AO CALCIOCAOS

"Os argumentos da defesa do FC Porto junto da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA que exigiam igualdade de tratamento em relação aos clubes italianos envolvidos no Calciocaos, especialmente a Juventus, foram esvaziados pela participação na reunião decisiva de um juiz italiano, de nome Maurizio Laudi, ainda por cima adepto confesso do clube de Turim. O resultado foi a exclusão dos dragões da Liga dos Campeões e a certeza de que os critérios de admissão dos "bianconeri" não serão sequer investigados.
O órgão disciplinar de primeira instância da UEFA dialogou por videoconferência, tendo o encontro sido presidido pelo húngaro Sándor Berzi, coadjuvado pelo alemão Rainer Koch e pelo tal italiano Maurizio Laudi. A nota de culpa elaborada por um inspector apontava para a penalização do FC Porto e a argumentação de 15 páginas enviada pelo departamento jurídico azul e branco não produziu qualquer efeito, tendo o relatório final da Comissão defendido a inexistência de semelhanças entre o Apito Final e o Calciocaos. O que até indignou o presidente da FPF, Gilberto Madaíl.
Se tivesse sido dado provimento às posições portistas, fonte contactada por Record entende que a UEFA teria de abrir um inquérito à entrada da Juventus na próxima Liga dos Campeões. Como Laudi assinou o relatório, ficou vinculado à sentença e pode ter violado o Artigo 26 do Regulamento Disciplinar da UEFA que, para prevenir conflitos de interesses, impede os membros dos corpos disciplinares de tomarem parte em processos que envolvam clubes da sua federação.

Mais informação na edição impressa de Record Autor: VÍTOR PINTO"

Sem comentários: