05/08/2008

mil obras de construção civil foram suspensas

Obrigado ao pessoal da : Equilátero, Lda.

Mais de mil obras de construção civil foram suspensas, durante o primeiro semestre de 2008, pela autoridade inspectiva do trabalho. O inspector-geral, Paulo Morgado Carvalho, em entrevista à TSF alertou que são sobretudo as PME que descuram as questões de segurança.

A Autoridade para as Condições do Trabalho anunciou ter ordenado, no primeiro semestre deste ano, 1027 suspensões de obras da construção civil, por diversas irregularidades, ao fiscalizar 9.736 estaleiros.

Nas suas declarações à TSF, o inspector-geral, Paulo Morgado Carvalho, disse que no ano passado ocorreram «163 acidentes mortais, 82 dos quais foram na construção», valores considerados normais, tendo em conta as mortes nos últimos anos.

«Continuamos a constatar a violação de regras básicas de segurança e saúde no trabalho, nomeadamente em pequenos estaleiros e micro e pequenas empresas», acrescentou.

Riscos de queda em altura e de objectos, soterramentos, riscos eléctricos, ausência ou falta de entrega do plano de segurança e saúde foram outras irregularidades detectadas nos estaleiros.

A Autoridade para as Condições do Trabalho destacou ainda a ausência de envio de informação sobre a duração dos trabalhos, bem como a falta de exames médicos, seguro de saúde e formação dos trabalhadores e alvará ou título de registo das empresas para a actividade da construção civil.

Caso deseje conhecer todo o conteúdo da entrevista poderá fazê-lo em:

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=971882&tag=Constru%E7%E3o

 

 

Sem comentários: