16/01/2005

Xisto mata milhares de peixes em Foz

Combustível vazou de reservatório do Hotel Mabu e caiu no rio Carimã, que passa atrás do estabelecimento. Distribuidora e hotel são multados em R$ 100 mil
Da Redação - Folha do Paraná - Foz do Iguaçu

Um vazamento de xisto bruto, óleo utilizado como combustível em um hotel de Foz do Iguaçu, causou a morte de milhares de peixes, principalmente em uma represa que recebe as águas do Rio Carimã. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente efetuou multas que totalizam R$ 100 mil.
O acidente ocorreu às 21h30 desta terça-feira, mas somente hoje (07/01) de manhã os peixes começaram a morrer. Funcionários da Ravato Diesel Ltda, empresa de São Mateus do Sul responsável pelo abastecimento do reservatório de combustível do Hotel Mabu, não perceberam que o tanque (com capacidade para 15 mil litros) havia transbordado. O óleo excedente acabou saindo por um ralo em direção ao Rio Carimã, que passa atrás do estabelecimento.
O maior prejuízo foi registrado na represa formada mais abaixo, dentro da propriedade de um outro hotel, o Carimã. Nas margens do açude, os fiscais encontraram mortos milhares de alevinos e centenas de peixes de grande porte, como traíras, carpas e tilápias.
Até o final da tarde, não se sabia a quantidade exata do material que vazou. O xisto bruto líquido é usado como substituto do óleo diesel em geradores. A película formada sobre o rio impede que os peixes respirem, devido a falta de oxigenação da água.


rui xisto

Sem comentários: