04/04/2008

Ministro da Ciência diz que licenciados não sofrem de desemprego( ?!?!?!)

Este Ministro não anda bem ! Não sei se é ignorante, e é grave, se está de má-fé ao afirmar isto que disse ?!
Então faz afirmações destemperadas desta natureza, sem que não pense nas consequencias, de tantos pais como eu, cujos filhos tiraram cursos superiores - no caso dos meus em escolas oficiais- sem conseguirem arranjar empregos, de acordo com as habilitações académicas para as quais estudaram, e não fiquemos indignados com as suas palavras ?! Mesmo humildes como são a maioria, em que estão disponiveis pra aceitar empregos, com necessidade de habilitação inferior, alguns empregadores dizem-lhes que querem pessoas com menos habilitação escolar, não lhes dando assim seuqer a hipotese de serem dignos de um emprego!
Provavelmente este Senhor, arranja emprego nos conhecidos e amigos, para os seus filhos, sobrinhos, etc e pensa que todos os jovens os conseguem assim! Não Sr. Ministro!
São milhares os jovens, sem emprego.
Aqueles que os conseguem em condições de prepotencia empresarial e situações quase indignas, mas como eles querem trabalhar, aceitam. A sorte da maioria é viverem em casa dos pais, que os vão sustentando, à espera de melhores dias. Empregos de recibos verdes, nas call centers e outros afins, a tratar das tarefas, que os funcionáriso mais antigos, no estado e nas grandes empresas, não querem fazer, por serem menos "dignificantes". Sem direitos legais alguns ! nem mesmo as condições mais basicas. Se tem duvidas, pergunte como tem as grandes empresas portuguesas as pessoas a trabalharem para elas! E estou a falar de empresas tipo PT, GALP, EDP, Bancos, Seguradoras, etc. Os lucros fabulosos e escandalosos que estas empresas tem, não advem só da exploração que fazem aos clientes, é também aos funcionários, mas em pior situação aos das empresas contratadas, em que a maioria são jovens, com cursos superiores!
"O ministro da Ciência e Ensino Superior está convencido de que quase não há licenciados desempregados em Portugal, mas não especificou se o trabalho que encontram em qualificado ou se tem relação com a área em que tiveram formação superior."

 

Sem comentários: