15/10/2008

O "Sistema" de Henry Paulson

Filipe Fernandes

Já houve casos de árbitros com férias pagas por clubes, com hábitos alimentares peculiares - à base de fruta e café com leite - empresários de jogadores acusados de corrupção activa para favorecer clubes do fundo da tabela e agora até se descobriram computadores que misteriosamente adulteravam a classificação de alguns juízes de futebol. Quem montou o estratagema e quem lucrou com a sua eficácia são dois mistérios para os quais a justiça portuguesa parece não conseguir encontrar resposta. O buraco é demasiado profundo, o esquema está montado há muitos anos e o ruído em torno do processo é esmagador. Terá solução?

Acredito que sim. Basta mudar de sistema e seguir o caminho traçado por Henry Paulson. Arranja-se um investidor inconsciente que compre e afaste os activos tóxicos do futebol nacional. Nós, todos os que gostamos da bola, agradecíamos e até podia ser que o preço do campeonato baixasse. Quem sabe se assim o Sporting não conseguia ter dinheiro suficiente para tentar ser campeão...

O investidor teria de ser alguém com dinheiro suficiente para não ter de se preocupar com o retorno do investimento e que tivesse algumas vítimas que lhe repusessem o saldo bancário. George W. Bush está ocupado, mas alguém pode telefonar a Joe Berardo?

 

 

 

Sem comentários: