17/03/2005

Racismo e xenofobia.

Estes estudos vindos de um qualquer observatório deixam-me sempre desconfiado. Em que moldes se faz este estudo? Com base em queixas ? questionários ? onde são feitos estes questionários ? etc.
Eu trabalho, em Portugal, há imensos anos com estranjeiros. Os meus primeiros colegas eram italianos e não vi nunca qualquer atitude contra esse facto de estarem a trabalhar cá!
Noutra empresa, tive como colegas Escoceses e africanos (PALOP) e não vi qualquer acto racico ou xenofobo (à excepção de brincadeiras inofensivas com os africanos).
Seguidamente trabalhei com Ingleses, galeses e escoceses, e vi mais racismo por parte deles para connosco, que de nós para com eles era inexistente. Mais tarde voltei a trabalhar num grande projecto nacional, com uma grande comunidade de Italianos, Colombianos, Finlandeses, Mexicanos, Asiaticos e Indianos. Continuei a não ver actos de racismo ou xenofobia !. Neste projecto actual temos bastantes imigrantes de origem ex-URSS, e quem melhor do que eles pode afirmar se notam algum acto racico ou xenofobo por parte dos portugueses.
Com toda esta minha experiencia pessoal de dezenas de anos, não invalida um ou outro acto isolado que tenha acontecido. Agora um estudo que afirma que seis em dez ?!?! eu não posso acreditar nele.

Sem comentários: