27/06/2006

Desqualificação de Chambers dá título europeu a Obikwelu

"Num comunicado publicado no seu “site”, a IAAF enuncia a lista de resultados anulados a Chambers, que tinham sido obtidos entre Janeiro de 2002 e Agosto de 2003, em quatro competições, todas realizadas em 2002: a Taça Europeia (realizada em Annecy), os Campeonatos europeus (Munique), a final do Grande Prémio da IAAF (Paris) e a Taça do Mundo da IAAF (Madrid).
As alterações nas três últimas provas também influenciam a classificação de Obikwelu. No caso dos Europeus, o português deverá subir ao primeiro lugar, mas a nova classificação terá ainda de ser ratificada pela Associação Europeia de Atletismo. Em as competições da IAAF, Obikwelu subiu ao terceiro lugar: no Grande Prémio, beneficiou das desclassificações do norte-americano Tim Montgomery (também por doping) e de Chambers, ficando agora atrás de John Drummond (EUA) e de Kim Collins (Saint Kitts e Nevis); na Taça do Mundo, é precedido do nigeriano Uchenna Emedolu e de Collins.
Chambers, co-recordista europeu dos 100m, cumpriu uma suspensão de dois anos – entre 7 de Novembro de 2003 e a mesma data de 2005 – devido a um controlo antidoping positivo que detectou tetrahidrogestrinona (THG), um dopante sintético fornecido a vários atletas de elite, entre os quais Tim Montgomery, pelo laboratório norte-americano BALCO (Bay Area Co-Operative Laboratory). A desclassificação não se deveu à suspensão de dois anos, mas sim a uma entrevista dada por Chambers à televisão britânica BBC, confessando que começou a dopar-se em 2002."

Sem comentários: