27/06/2006

Árbitro russo diz que Portugal-Holanda foi "o jogo mais difícil" da sua carreira.

Não sabia que os arbritos comentavam os jogos! Principalmente aqueles em que participam.
Mas vale a pena ler!

"O árbitro russo Valentin Ivanov afirmou que o jogo Portugal-Holanda, nos oitavos-de-final no Mundial de futebol na Alemanha, foi "o mais difícil" da sua carreira.

"Tendo em conta a agressividade, sim, o jogo de domingo foi, provavelmente, o mais difícil da minha carreira", admitiu Ivanov, ao jornal russo “Izvestia”.

Apesar das críticas portuguesas, holandesas e do próprio presidente da FIFA, Joseph Blatter, Ivanov continua a defender que tomou as decisões mais ajustadas. "Não sei se perdi o controlo do jogo. Tomei as decisões em função do que vi e de como interpretei os lances", explicou o árbitro.

Quanto ao segundo cartão amarelo atribuído ao jogador da selecção portuguesa Deco, punido por atrasar a reposição de uma bola, Ivanov explicou que só cumpriu os regulamentos: "nestes casos sou obrigado a mostrar o cartão. Deco sabia-o muito bem e também sabia que já tinha um amarelo".

Já o lance da cabeçada de Figo a Mark van Bommel, que mereceu muitas críticas, principalmente por parte dos ingleses, que pediram a suspensão do médio português, Ivanov admitiu que não viu a agressão. "Não vi, pois ocorreu nas minhas costas. Os auxiliares disseram-me que Figo tinha empurrado um holandês e que a falta era merecedora de cartão amarelo. E mostrei-o", revelou o árbitro.

Na Rússia, uma sondagem a 1596 inquiridos mostrou que 61 por cento considerou que os jogadores mereceram o rigoroso critério disciplinar de Ivanov, enquanto 23 por cento acredita que o árbitro deixou uma recordação russa no Mundial, compensando a ausência da selecção no torneio.

A Rússia falhou precisamente o apuramento para o Mundial após uma derrota frente a Portugal, que disputou o mesmo agrupamento de qualificação. Foi nessa fase de apuramento que Portugal infligiu uma das derrotas mais pesadas do futebol russo. No Estádio de Alvalade, a 13 de Outubro de 2004, a selecção goleou por 7-1, um resultado que mereceu, para dez por cento dos inquiridos, a devida vingança.

Para seis por cento, as duas expulsões para cada lado no jogo Portugal-Holanda "tornaram o jogo mais interessante".

2 comentários:

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»