09/03/2006

Jean-Claude Trichet defende decisão de subir juros

No mesmo dia em que decidiu uma subida no preço do dinheiro, a primeira em cinco anos, o presidente do Banco Central Europeu recebeu, em Frankfurt, o editor de economia da EuroNews, Annibale Fracasso, para uma entrevista exclusiva. Jean-Claude Trichet contou-nos o porquê desta decisão.
EuroNews: Sr. Presidente, o senhor conseguiu manter as taxas de juro sem alteração durante 32 meses, até hoje, mas agora os governos da Eurozona vão acusá-lo de pôr em perigo a retoma. Depois de várias falsas partidas, o crescimento económico da Europa não é forte como o dos Estados Unidos e o desemprego é bastante mais alto. Acha que esta taxa é um risco, agora?
Jean-Claude Trichet: Acreditamos que a estabilidade dos preços e a credibilidade, a longo prazo, são importantes para o crescimento e para a criação de emprego.
A estabilidade faz melhorar a confiança das famílias. Ao sermos credíveis a longo prazo, isso faz com que a médio e longo prazo as taxas se mantenham baixas, o que é bom para o crescimento e para a criação de emprego. Acreditamos que, com esta decisão, estamos a abrir caminho para bons indicadores.
EN: Por que razão o crescimento económico da Eurozona continua fraco? Há algo que não está a funcionar?

Sem comentários: