31/03/2006

JOÃO PEDRO GEORGE /MARGARIDA REBELO PINTO

CArta aberta que escrevi ao Senhor JOÃO PEDRO GEORGE
do Esplanar. Sobre a desgraça que aconteceu à MRP.
Caro Senhor,

venho tomar o seu tempo falando-lhe sobre o problema que está criando a MRP.
Li no jornal 24 horas a sua ideia de "desancar" na prolixa escritora e comprei um exemplar ! Aqui para nós, se me permite a intimidade... o Sr. Tadeu já me agradeceu, pois nunca me tinha passado pela cabeça comprar aquele tipo de jornal, porque bastava-me olhar para a capa e passava-me logo a vontade, e ele em consideração agradeceu.
Que escritora é a MRP ? Uma vez comecei a ler um livro dela e ao fim de umas poucas - mas mesmo poucas- páginas desisti, pois achei-o "levezinho" ( não tem nada a ver com aquele jogador do sporting), e de um estilo que não me interessou e tive o cuiaddo de nunca mais ler nenhum Entretanto em conversa com pessoas conhecidas informaram-me dos temas e eu agradeci, pois assim não tinha que ler mais nenhum, para mudar de opinião. Também não tem problema algum, pois como há milhões de livros por ler - e estou a falar de mim - e não do Sr, ou do Marcelo Rebelo de Sousa, e menos ainda do José Pacheco Pereira, fiquei mais descansado, pois assim ia lendo os que podia e posso. Neste momento estou a terminar "a invenção do Leonardo" e até estou a gostar - se em perdoa este aparte - da minha falta de modestia.
Voltando á vaca fria... isto foi falta de gosto pois a carne de vaca come-se quente... mas perdoar-me á esta ousadia literária/chã e continuo já para a minha opinião sobre o Senhor, no que diz respeito á sua "cruzada" contra a MRP.
Temos então :
1-O Senhor é um prepotente - abusa dos mais fracos!
2-O Senhor é anti-patriota - assim o povo que comprava livros aos "montões" da supra citada escritora, dava trabalho e dinheiro-muito- aos editores portugueses, ve-se assim obrigado a ler livros de outros escritores principalmente estranjeiros... sei lá pessoas que escrevam contos e ainda por cima são nomes esquisitos, tais como de Turgueniev, O´Connor, Nabokov, Landolfi, Maupassante, Tchekov ou Calvino e se vão para os romances é a mesma coisa com os Srs. MacCarthy, Ellison, Cervantes, Stendhal, Dostoiesvky, Proust, Faulkner, Melville e Heminhgway e outros ... como Kensaburo Oé, (aquele Sr Árabe que escreveu "a noite das mil e umas noites") Kirkegard, Wittsgenstain, Carrel, Sartre, Papini, Julio Dantas, etc. Já sei que reparaou no Dantas ! pois é português e não tem nome esquisito e assim sempre ajuda a decorar um nome. Então quem vende esses livros desses senhores estranjeiros ? são os estranjeiros, com as suas editoras, pois não estou a ver as pessoas agora a irem comprar a versão original do Cervantes do desenhos do Dore...
ora nós sabemos que a crise afecta a nossa industria livreira, basta ver as dificuldades que atravessam as cerca de cem editores existentes em Portugal e que todos os anos se lamentam.
3-O Senhor está contra o governo - pois o nosso primeiro ministro quer criar 150.000 empregos, e o Sr., com estra sua atitude vai mandar para o desemprego mais uma pessoa, portanto sobrecarrega a Segurança Social e os impostos em geral ! Devia era ter vergonha, como diziam os meus pais.
4-O Senhor tem problemas de afirmação - se não fosse por isso metia-se com escritores do tipo CPC, (que só porque plagiou uns artigos de um colega e estranjeiro... houve logo quem levasse a mal - como se uma pessoa todos os dias tivesse a verve suficiente para escrever...), ou Inês Pedrosa ... Corin Tellado, etc. Isso é que era de homem !
5- O Senhor tem é inveja - pois não escreve como ela (MRP) e não vai aparecer a dar entrevistas ao Hermam José, e nas capas de revistas, importantes como a Caras, a Lux, a TVGuia, a Maria, etc, etc... chama-se a isso "dor de corno", fique sabendo !
6- O Senhor é abelhudo ! - Quando a MRP, disse que queria umas criticas á sua vastissima obra literária, estava a pensar em criticos ou escritores do tipo .???? não me recordo assim de nenhum de momento, mas de certeza que ela estava apensar em escritores ou criticos literários sérios! Ocorreu-me agora um o EPCoelho! isso sim !!! ou o João Cesar das Neves !

E mais não digo.
- Coitadinha da Senhora tão nova e com a carreira quase arruinada... devia era ter vergonha!

cumprimentos

rui xisto

PS: esta escritora já tem esta obra publicada

Livros
1999 - Sei lá
1999 - Herman Superstar, Biografia de Herman José
2000 - Não Há Coincidências
2000 - As Crónicas da Margarida
2002 - Alma de Pássaro
2002 - Artista de Circo
2003 - I'm In Love With a PopStar
2004 - Nazarenas e Matrioskas
2005 - Pessoas como Nós
2006 - Diário da Tua Ausência

Argumento para Filmes
1999 - Um Passeio no Parque
2001 - Sei Lá, adaptação do livro para o cinema

Prémios
2000 - Prémio Literário Fnac, para Sei Lá

Sem comentários: