28/03/2006

Nova carta de condução europeia a partir de 2012

Está aí a carta de condução europeia. Para gáudio do comissário Jacques Barrot, os ministros dos Transporte da União chegaram finalmente a um acordo: uma carta de condução europeia que, pouco a pouco, substituirá os mais de cem modelos diferentes actualmente existentes nos Vinte e Cinco.
A nova carta, plastificada, infalsificável e, para os Estados membros que o desejem, munida de um microship, será obrigatoriamente renovada de 10 em 10 anos ou de 15 em quinze. Não se trata de reavaliar as capacidades dos condutores, mas sim de uma questão administrativa, para actualização de fotografia. Este tipo de renovação já existe em certos países, mas outros não o praticam. Entre eles, a Alemanha e a Áustria, que mais fortemente se opuseram à directiva, que esteve em discussão durante dois anos.
A partir de 2012, as novas cartas emitidas serão em modelo europeu. A pouco e pouco, e até 2032, todas as cartas de condução mais antigas mas ainda válidas serão substituídas pelo novo modelo plastificado, por sinal semelhante ao que já se usa em Portugal e em mais outros oito países da União Europeia.
A directiva, que não harmoniza o ensino da condução, prevê contudo, o acesso progressivo à condução das motos de grande cilindrada, em todos os Estados membros. O texto precisa agora de ser aprovado pelo Parlamento Europeu.

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Isto e que e progresso, ja se legisla com 6 anos de antecedencia. Esta eficiencia e que temos que copiar (ou nao?)

Anónimo disse...

Se copiar-mos é bom que copiemos bem,com ponderação, e bom senso.