02/01/2006

Comercialização de "vinhos de qualidade" em Portugal

Alentejo continua na liderança, acima de 40% das vendas totais
Considerando o acréscimo aproximadamente de 10% na comercialização de Vinhos do Alentejo durante o ano de 2004 (comparação com 2003), cerca de 56.600.000 litros de vinho, informação obtida com base no fornecimento de selos de garantia pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, aos quais correspondem 38% de vinho DOC Alentejo e 62% de Vinho Regional Alentejano, confirma-se a preferência dos consumidores pelos vinhos produzidos nesta região.
Pela análise dos dados mais recentes, comparação no período Dezembro03/Janeiro2004 a Dezembro04/Janeiro2005, apresentados no estudo de mercado efectuado pela empresa ACNielsen nos canais de distribuição de alimentação e hotelaria, sobre "Índice Nielsen - Vinhos de Qualidade", estudo solicitado pela ANDOVI – Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas, pode-se constatar a quota de mercado que a ‘região Alentejo’ detém no mercado nacional de vinhos, figuras 1 e 2.
Nos valores percentuais abaixo apresentados, foi retirado o volume de vinho correspondente ao vinho de mesa propriamente dito, pelo que podemos referir que a comercialização de vinhos com denominação de origem (VQPRD/DOC) e com indicação geográfica (Regional), foi semelhante nestes últimos dois anos (ligeira quebra em 2004, menos 30.000 litros comercializados, de acordo com o estudo).
INCIM+INA
Volume (%)
Denominação de Origem (DO)
Ano
Ano
Ano
Média
2002
2003
2004
(3 anos)
DOC Verdes
32,3
33,6
35,7
33,9
DOC Douro
12,8
13,3
14,3
13,5
DOC Bairrada
4,0
2,9
2,6
3,2
DOC Dão
11,4
10,7
10,4
10,8
DOC's Estremadura
0,8
0,9
0,9
DOC's Ribatejo
1,1
1,1
1,1
DOC Palmela
1,9
1,6
1,8
DOC Alentejo
33,8
34,5
32,0
33,4
Outros "VQPRD/DOC"
5,7
1,2
1,4
2,8
Volume (%)
Indicação Geográfica (IG)
Ano
Ano
Ano
Média
2002
2003
2004
(3 anos)
Regional Minho
1,0
1,0
0,9
1,0
Regional Terras Durienses
3,6
3,8
5,8
4,4
Regional Beiras
9,9
7,2
7,1
8,1
Regional Estremadura
10,1
7,2
8,4
8,6
Regional Ribatejano
5,7
4,3
4,3
4,8
Regional Terras do Sado
18,9
15,8
16,0
16,9
Regional Alentejano
50,7
60,7
57,4
56,3
Regional Algarve
0,1
0,0
0,0
0,0
Figura 1 – Evolução da comercialização de vinhos "VQPRD/DOC" e "REGIONAL"
por região vitivinícola (INCIM+INA = Consumo Imediato + Take Home).
Da análise da figura 1, verificamos que os consumidores de vinho continuam a preferir os "Vinhos do Alentejo", com uma quota média de mercado nos últimos três anos, de 33,4% DOC e de 56,3% Regional, no conjunto do consumo de vinhos na restauração e nas grandes superfícies comerciais, onde competem todos os vinhos, incluindo os de maior qualidade e prestígio.
Certamente que as estratégias comerciais utilizadas pelos produtores e comerciantes de vinhos do Alentejo, têm sido valorizadas pelos consumidores, os quais na falta de maior conhecimento sobre marcas, têm como referência de garantia de qualidade do vinho, a denominação de origem ou a indicação geográfica.
INCIM+INA
Volume (%)
‘Denominação Origem’ e ‘Indicação Geográfica’
Ano
Ano
Ano
Média
2002
2003
2004
(3 anos)
DOC Verdes + Regional Minho
20,0
19,3
20,3
19,9
DOC's da R. Douro + Regional Terras Durienses
9,3
9,2
10,7
9,7
DOC's da R. Bairrada + Regional Beiras (parte)
4,8
3,5
3,2
3,8
DOC's da R. Dão + Regional Beiras (parte)
9,0
7,7
7,4
8,0
DOC's da R. Estremadura + Regional Estremadura
4,8
3,7
4,2
4,2
DOC's da R. Ribatejo + Regional Ribatejano
2,8
2,4
2,5
2,6
DOC's da R. Setúbal + Regional Terras do Sado
8,5
8,0
8,0
8,2
DOC Alentejo + Regional Alentejano
40,4
45,9
43,2
43,2
DOC's da R. Algarve + Regional Algarve
0,4
0,3
0,3
0,3

Sem comentários: