10/12/2008

Bolo de Mel da Madeira.

Quando a inspiração e a coragem andam de mãos dadas, há dias em que apetece embarcar numa espécie de aventura culinária, sem o compromisso das expectativas, apenas o de cozinhar, por mero prazer... manda a tradição, que o bolo de mel seja preparado no dia 8 de Dezembro, para estar no "ponto" por altura do Natal, festa onde o bolo de mel marca presença obrigatória.

Ingredientes:
250gr de pão em massa, 1,250kg de farinha, 500gr de açúcar, 9dl de mel de cana, 250gr de manteiga, 350gr de banha, 1kg de nozes, 125gr de amêndoas, 50gr de cidrão, 1 cálice de vinho da madeira, 3 colheres de sopa rasas de bicarbonato de sódio, 2 laranjas, 12gr de erva-doce, 25gr de canela, 6gr de cravinho, 6gr de pimenta da Jamaica, 1 colher de chá de sal, meias nozes, amêndoas e cidrão para enfeitar.
De véspera, compra-se o pão em massa, polvilha-se com um pouco de farinha, embrulha-se num pano e coloca-se em local morno. No dia seguinte, peneiram-se para um alguidar a farinha com o açúcar, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o pão em massa, amassa-se tudo de modo a obter uma massa homogénea.
Continuando a amassar, adiciona-se o mel morno com as gorduras, depois as frutas grosseiramente picadas, o vinho onde se dissolveu o bicarbonato, o sumo e a raspa da casca das laranjas e finalmente as especiarias. Quando, bem amassada, a massa se separar do alguidar, abafa-se com um cobertor e deixa-se levedar em local temperado durante 3 a 4 dias.
Divide-se então a massa em bocados segundo o tamanho pretendido, que se colocam em formas redondas e baixas, muito bem untadas com manteiga. Enfeita-se a superfície com meias nozes, amêndoas peladas e bocados de cidrão e levam-se os bolos a cozer em forno bem quente. Depois de frios embrulham-se os bolos em papel vegetal ou em película aderente e guardam-se em caixas de folha.

 

 

Sem comentários: