10/12/2008

Constâncio (Governador do Banco de Portugal) ganha mais do dobro que Bernanke.

Além de "não ter competências" para verificar a miséria que é o nosso sistema bancário, de não saber de nada ..

"Vítor Constâncio é um dos governadores de banco central mais bem pagos do mundo. Em termos absolutos, Constâncio ganha mais do dobro do presidente do Federal Reserve dos EUA, Ben Bernanke: 250 mil euros anuais contra 140 mil. Comparando com o rendimento de cada país, a diferença é ainda mais gritante: Constâncio ganha 18 vezes o rendimento per capita de Portugal, contra 4,2 vezes de Bernanke. Os dados são do Jornal de Negócios.

O ranking estabelecido pelo Jornal de Negócios tem no topo o presidente do banco central de Hong Kong, com 896 mil euros/ano e 38,8 vezes o rendimento nacional per capita, seguido do presidente do Banco Central da Itália, com 650 mil euros e 26,6 vezes o rendimento nacional (dados de 2003, já que o valor deixou de ser divulgado). Constâncio vem em 3º lugar.

É importante, porém, dizer que os salários dos presidentes dos bancos centrais de sete países europeus não são divulgados: Malta, Grécia, Itália, Áustria, Chipre, Espanha, Eslovénia.

Depois de Constâncio, porém, figuram países muito mais ricos do que Portugal. O próprio presidente do banco central Europeu, Jean-Claude Trichet, apesar de ganhar mais que Constâncio em termos absolutos (345 mil euros/ano), ganha 13 vezes o rendimento per capita da Europa.

O mais "pobre" é Swein Gjedrem, da Noruega, que ganha 189 mil euros/ano ou 3,4 vezes a média do rendimento nacional.

 

 

Sem comentários: