14/11/2008

As famílias felizes do Governo Regional da Madeira.

Ao presidente do Governo Regional cabem, naturalmente, as honras de abertura desta lista, ele que é o pai de Andreia Jardim, chefe de gabinete do Vice-Presidente João Cunha e Silva. Aliás, o autoproclamado 'ex-delfim' está bastante bem rodeado no que toca a adjuntos. Nuno Teixeira, filho de Gilberto Teixeira, assessor técnico da Secretaria do Turismo, e Maurício Pereira, filho do presidente da SAD do Clube Sport Marítimo, fazem parte do 'núcleo duro' de João Cunha e Silva. O 'vice' de Jardim tem ainda a mulher como assessora na secretaria do Planeamento e Finanças.

Outros secretários há com um elevado sentido de família. Brazão de Castro, dos Recursos Humanos, tem uma filha colocada nos serviços da Segurança Social, e Conceição Estudante, responsável pelos Assuntos Sociais, vai mais longe: o marido, Carlos Estudante, está à frente do Instituto de Fundos Europeus e a filha, Sara Relvas, é a directora regional da Formação Profissional.

Francisco Fernandes tem um filho na direcção do complexo de piscinas da Penteada, funções que desempenha em parceria com os descendentes de Rui Anacleto, director regional da Educação, e João Manuel Oliveira, director regional da Administração Pública. O irmão do secretário da Educação, Sidónio Fernandes, é presidente do conselho de administração do Instituto do Emprego, e a mulher é directora do pavilhão do Clube Amigos do Basquete, na Nazaré.

O presidente do Instituto do Desporto da RAM, Carlos Catanho José, tem o irmão Leonardo como director regional de Informática, e a filha da deputada Nazaré Serra Alegra, Maria do Rosário Baptista, é vogal do conselho de administração do Instituto Regional do Emprego. Saliência ainda para o casal Medeiros Gaspar/Fernanda Cardoso, ele deputado na ALM e ela directora regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa. O presidente do conselho de administração dos Portos, João Reis, tem a mulher como chefe de serviços da biblioteca da ALM, e o responsável pelo Gabinete Do Ensino Superior, João Costa e Silva, é casado com Graça Moniz, ex-funcionária da SRE e ex-administradora da UMa.

As famílias 'peso-pesado'

Alguns ex-governantes fizeram questão de preparar o caminho para os seus 'rebentos', num esforço notável de união familiar. Antes de cessar funções, Bazenga Marques preocupou-se em lançar os seus três filhos na administração pública regional, onde ocupam cargos de relevo. Rui Adriano, presidente do conselho de administração da Sociedade de Desenvolvimento do Norte, seguiu-lhe o exemplo e tem um dos filhos na direcção do Parque Temático da Madeira, em Santana. E pensar que ainda há quem fale em conflito de gerações...

O ainda vice-presidente do PSD, Virgílio Pereira, também já tem os filhos 'governados'. Bruno Pereira é vice-presidente da Câmara do Funchal e o irmão pertence aos quadros da Direcção Regional dos Assuntos Culturais. A esposa de Bruno Pereira pertence aos quadros da ANAM, onde integra a divisão de gestão financeira e comercial dos Aeroportos da Madeira.

Relevante é também a posição da família Dantas, com múltiplas e variadas ligações ao executivo. Vejamos: Luís Dantas é chefe de gabinete de Alberto João Jardim. A filha, Cristina Dantas, é directora dos serviços jurídicos da Empresa de Electricidade da Madeira. O irmão de Luís Dantas, João Dantas, ex-presidente da CMF, integra o conselho de administração da mesma empresa. Cristina Dantas é casada com Lomelino Freitas, que dirige a Loja do Cidadão. João Dantas, por seu turno, tem a filha Patrícia à frente dos destinos do Centro de Empresas e Inovação da Madeira. Patrícia Dantas é casada com Raúl Caires, presidente do conselho de administração do Madeira Tecnopolo.

Por fim, e porque os últimos são os primeiros, destaque para a dupla Jaime Ramos/Jaime Filipe Ramos. Colegas de carteira na ALM e empresários, pai e filho mantêm uma relação privilegiada com o executivo e com o partido que o apoia, o PSD. Este é talvez o mais emblemático caso de sucesso familiar em 30 anos de sucesso autonómico

 

 

Sem comentários: